Microgreens

Um Superalimento

 

Até 40x mais rico em nutrientes do que o vegetal em estado maduro

Vegan

Cultivado sem agrotóxico

Detox

Orgânico

 História

Se você ainda não ouviu falar sobre os microgreens é  porque eles não existem há tanto tempo.  Os microgreens começaram a aparecer no cardápio dos chefs nos anos 80, em San Francisco, Califórnia. Somente na década de 1990 que os microgreens tornaram-se mais populares, com o primeiro uso documentado da palavra "microgreen" em 1998. Espalhando para o leste da California, os microgreens agora são cultivados em todo EUA e em vários outros países. 
 
Com os microgreens ganhando popularidade no mundo dos alimentos,  a partir de 2010, eles começaram  a aparecer nas mercearias para que os entusiastas de alimentos pudessem apreciá-los em casa. Em 2012, pesquisadores do USDA Agriculture Research Service finalmente conduziram pesquisas sobre a composição nutricional e a vida útil dos microgreens, testando as 25 culturas mais comuns disponíveis. Foi esta pesquisa que ganhou a atenção da National Public Radio e do Huffington Post, além de outros meios de comunicação.

O alto valor nutricional descoberto nos microgreens começou a chamar a atenção de todos, não apenas como uma adição saborosa e visual a um prato, mas também como um poderoso suplemento. 

Mas preste atenção. Eles não devem ser confundidos com brotos, que não têm folhas. 
Você provavelmente já viu microgreens em algum lugar; mercado, restaurante, lojas. Eles possuem um grande teor nutricional e têm muito sabor!
Mas o que são microgreens?

Microgreens são versões menores e já desenvolvidas de hortaliças, ervas e legumes. 

Eles possuem um ciclo de cultivo mais curto. Da semente à colheita, os microgreens levam de 10 a 12 dias em média, podendo variar um pouco dependendo do tipo e tamanho da cultura.

 

Têm um sabor intenso e concentrado teor de nutrientes. Possuem uma variedade de cores e texturas. Devido à qualidade nutritiva, o também chamado superalimento, vem sendo considerado por muito nutricionistas como o alimento do futuro.

Variedade de microgreens

Microgreens podem ser cultivados a partir de muitos tipos diferentes de sementes. As variedades mais populares são: 

 
Couve-flor, brócolis, repolho, agrião, rabanete, rúcula, alface, chicória, cenoura, erva-doce, alho, cebola, alho-poró, amaranto, acelga, quinoa, beterraba, espinafre, melão, pepino e abóbora.

Cereais como arroz, aveia, trigo, milho e cevada, bem como leguminosas como grão de bico, feijão e lentilhas, também são cultivados em microgreens.

Microgreens variam em gosto, de neutro a picante, levemente azedo ou até amargo, dependendo da variedade. De um modo geral, seu sabor é considerado forte e concentrado.

Benefícios dos microgreens

 

 Comer vegetais está ligado a um menor risco de muitas doenças . Isto é provavelmente graças às altas quantidades de vitaminas, minerais e compostos vegetais benéficos que eles contêm.

Microgreens contêm quantidades desses nutrientes semelhantes e muitas vezes maiores do que as verduras maduras. Como tal, eles podem similarmente reduzir o risco das seguintes doenças:

Doença cardíaca: Microgreens são uma rica fonte de polifenóis, uma classe de antioxidantes associada a um menor risco de doença cardíaca. Estudos em animais mostram que os microgreens podem reduzir os triglicerídeos e os níveis “ruins” de colesterol LDL.

Doença de Alzheimer: Alimentos ricos em antioxidantes, incluindo aqueles que contêm grandes quantidades de polifenóis, podem estar ligados a um menor risco de doença de Alzheimer.

 

Diabetes: Os antioxidantes podem ajudar a reduzir o tipo de estresse que pode impedir o açúcar de entrar nas células adequadamente. Em estudos de laboratório, os microgreens de feno-grego pareciam aumentar a absorção celular de açúcar em 25 a 44% .

 

Alguns tipos de câncer: frutas e vegetais ricos em antioxidantes, especialmente aqueles ricos em polifenóis, podem reduzir o risco de vários tipos de câncer. Pode-se esperar que microgreens ricos em polifenol tenham efeitos semelhantes. 

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